O presidente Barack Obama está a utilizar uma viagem de três dias através do oeste dos Estados Unidos para lançar uma série de acções destinadas a ajudar os americanos a braços com uma fraca economia e a conseguir ultrapassar os obstáculos da oposição republicana à sua legislação sobre emprego.
O presidente escolheu o Estado de Nevada, onde o valor das casas desceu imenso nos últimos anos e os índices de “foreclosure” (execução de hipotecas) estão entre os mais elevados do país, para anunciar a primeira de várias acções executivas para ajudar a aliviar as pressões económicas sobre os americanos.
Em Las Vegas, Obama anunciou mudanças para facilitar aos proprietários de casas em vias de ficar sem elas hipotecas federalmente garantidas para baixar os seus pagamentos mensais:
“Vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar a estabilizar o mercado imobiliário, crescer a economia, acelerar o aumento de postos de trabalho e restaurar alguma da segurança que as famílias de classe média sentem estar a fugir há mais de uma década.”
As mudanças, na forma de uma ordem executiva, constrói passos tomados em 2009 para ajudar os donos de casas de refinanciarem as suas hipotecas, mas que foram menos efectivos do que a administração Obama esperava.
Nas suas declarações em Las Vegas, o presidente usou um novo “slogan” – “não podemos esperar” – para pressionar o que chamou de um Congresso “disfuncional” para agir sobre as suas propostas de emprego:
“Estou aqui para dizer à população de Nevada e à população de Las Vegas, que não podemos esperar por um cada vez mais disfuncional Congresso fazer o seu trabalho. Se não querem actuar, actuo eu.”
Antes de Obama ter chegado a Nevada, os republicanos criticaram a sua nova proposta para ajudar os donos de casas em dificuldades. Um correio electrónico da Comissão Nacional Republicana diz que o presidente até agora tinha presidido a uma “falhada politica de habitação”.
Pouco depois de Obama ter falado, a Casa Branca anunciou que a próxima acção executiva são uma série de iniciativas destinadas a ajudar a criar mais postos de trabalho para veteranos de guerra.
Na quarta-feira em Denver, no Estado do Colorado, o presidente Obama devera anunciar um plano para ajudar os estudantes universitários a pagarem as suas bolsas de estudo.
A digressão termina na quinta-feira no Estado da Califórnia.