Com o fim da guerra e o "boom"económico Angola é hoje um crescente polo de atracção para imigrantes ilegais vindos de todo o continente, mas principalmente dos países vizinhos.
Inicialmente e mesmo durante a guerra os campos de diamantes foram o polo de atracção mas hoje as grandes cidades e polos de crescimento económico atraiem grandes números de imigrantes ilegais sendo um problema que se alastra pràticamente a todas as áreas do país.
Alguns angolanos afirmam agora que a imigração ilegal é uma ameaça à paz social, à segurança e à economia do país.
As autoridades angolanas levam a cabo campanhas regulares de detenção de imigranrtes ilegais e a o seu repatriamento. Em alguns casos isso tem provocado tensão com pases vizinhos que acusam as autoridades angolanas de maltratarem os seus cidadãos e de não respeitarem as normais internacionais para o seu repatriamento.
A questão da imigração ilegal foi analisada na mesa redonda da Voz da América em que os convidados disseram que em primeiro lugar ó país tem de reforçar o sistema de segurança das suas fronteiras terrestre e marítima.
Mas o jornalista Miguel Gomes fez notar que há também que definir claramente a imigração que o país quer e deseja.
O advogado Yannick Bernardo entende que o estado tem em primeiro lugar a obrigação de defender o cidadão nacional, priveligiando o seu acesso aos bens e serviços.
Ouça a reportagem e a mesa redonda do Panguinho de Oliveira carregando na barra azul no topo.
Crescente número de ilegais provoca debate em Angola e tensões com países vizinhos