Na província angolana da Huíla dezanove grupos carnavalescos entre os quais 11 de adultos e 8 de infantis vão desfilar na praça João Paulo II no Lubango nesta edição do carnaval de 2012.
O desfile central não poderá contar no entanto com 4 dos 14 municípios que compõem a província, alegadamente, por razões de fórum organizativo. Caluquembe, Chipindo, Caconda e Chicomba vão falhar a maior festa popular na região.
A coordenadora provincial adjunta do carnaval da Huíla, Marcelina Gomes, diz no entanto que as condições foram criadas para que os foliões emprestem a festa a cor que se impõe:“ É assim que distribuímos bastante tecido de várias cores e de diferentes qualidades de diferentes tipos, distribuímos máscaras distribuímos uma série de artigos que realmente são importantes para termos o carnaval bem colorido”.
Para distribuir aos mais destacados grupos, a organização preparou 40 milhões de Kwanzas cerca de 40 mil dólares.
A também directora provincial da cultura disse que os prémios podem sofrer alterações para melhor tendo em vista alguns patrocínios:“ Estamos a contar com algum patrocínio que podemos ter conhecimento dentro de alguns dias, iremos aumentar evidentemente esse prémio porque queremos que ele seja bocadinho melhor do que do ano passado”.
O detentor do título é o grupo Epata Lituima do município da Humpata que em 2011 recebera sete mil dólares de prémio equivalentes em Kwanzas enquanto na classe infantil tinha sido vencedor o grupo Muíla da escola 1º de Dezembro.
Dezanove grupos carnavalescos vão desfilar na praça João Paulo II no Lubango.