O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas angolanas, general Geraldo Nunda disse em Cabinda, que o combate ao terrorismo constitui um desafio para as forças armadas angolanas.
Falando em Cabinda o general disse que o nível combativo das forças angolanas deve ser constantemente elevado para se poder fazer face a qualquer ameaça externa.
O general falava no encerramento de uma reunião anual para se fazer o balanço das actividades das forças armadas angolanas.
A realização do encontro naquela conturbada província, foi vista como sinal de que Luanda não tenciona suavizar a sua posição face às reivindicações do enclave, pese o tom do discurso do Estado da Nação, em que José Eduardo dos Santos reconheceu que há problemas em Cabinda.
O general Nunda disse que os comandantes devem assegurar que os seus soldados são capazes de assegurar “permanentemente a segurança e estabilidade do país”.
O discurso foi feito numa altura em que em diversas partes de Cabinda se continua a viver instabilidade com acusações de que forças governamentais estariam envolvidas em actos de violência.
Ouça a reportagem de José Manuel