Uma tempestade que assolou o sul de Moçambique forçou centenas de pessoas a abandonar as suas casas.
Na província de Gaza cerca de 960 casas foram destruídas.
Há noticias não confirmada que cerca de 500 pessoas teriam perdido as suas casas.
A maioria das casas estava construída com base em materiais locais ou misto e situava-se nas cidades de Xai-Xai (capital provincial), Chokwè e Chibuto, e nas vilas de Bilene, Guijá e Manjacaze.
Outras informações indicam que foram danificadas cerca de 10 infraestruturas escolares na mesma província, incluindo o pavilhão da Universidade Pedagógica recentemente construído nos arredores da cidade de Xai-Xai, e que caiu o teto da cadeia distrital.
Na capital, Maputo, cerca de 480 pessoas estão desalojadas em cinco bairros da periferia da cidade, na sequência da chuva que pelo terceiro dia consecutivo voltou a caír hoje na zona sul do país.
Este número de desalojados resulta da inundação de cerca de pelo menos 400 casas, o que obrigou à evacuação dos residentes, que estão agora alojadas, provisóriamente em igrejas e recintos escolares.
De acordo com o balanço divulgado pelo Centro Nacional Operativo de Emergência revelam que a tempestade que continua a afectar o país, já deixou um rasto de destruição pelas três províncias da zona sul do país, nomeadamente, Maputo, Gaza e Inhambane.
Para além de casas cujo número ainda está por contabilizar nas três províncias há indicações de outras infra-estruturas severa ou ligeiramente, sendo a província de Inhambane, a que apresenta mais danos.
A chuva que continua a caír, agora com fraca intensidade está a condicionar o início do ano lectivo, oficialmente aberto nesta terça-feira.
Enquanto que em algumas escolas as aulas ainda não iniciaram devido a destruição parcial das infra-estruturas, noutras o facto se deve a inundação.
Entretanto, o Centro Nacional Operativo de Emergência iniciou já está a posicionar as suas equipas e meios materiais, com vista a minimizar o impacto da chuva na populações.
Tempestade destroi habitações e infra-estruturas no sul do país