Pelo menos 15 famílias estão desalojadas desde a madrugada desta terça-feira em Maputo, na sequência de chuvas e ventos de intensidade moderada a forte que desde Segunda-feira afectam a zona sul do país.
As famílias em causa, que integram um grande número de crianças, viram as suas casas alagadas pela intensidade da chuva e estão a ser alojadas em algumas igrejas de alguns bairros de Maputo, onde vão aguardar por melhor enquadramento.
O temporal continua a afectar as províncias de Maputo, Gaza e Inhambane e no caso particular da cidade do Maputo, voltam a denunciar o velho problema da precariedade do sistema de saneamento e drenagem.
O balanço hoje apresentado revela a destruição de um número ainda por contabilizar de infra-estruturas, com destaque para salas de aulas e algumas estradas terciárias cortadas.
Devido a esta situação, o INGC colocou a zona sul do país em situação de alerta laranja e activou o seu estado de prontidão para intervir em caso de necessidades.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), o temporal que afecta a parte sul de Moçambique deve-se à tempestade tropical Dombe, que vai continuar a influenciar o estado do tempo, pelo menos até ao final desta quinta-feira.
A prevalência do temporal originou mensagens via SMS alertando para ocorrência de Tsunami na costa de Maputo, situação desmentida esta quarta-feira pelo INAM.
Pelo menos 15 famílias perdem as suas casas. Autoridades decretam "alerta laranja"