Links de Acesso

Antonio Guterres pede acordo de paz na Ucrânia respeitando a "integridade territorial"


Arquivo: Secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres
Arquivo: Secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres

O Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou no domingo, 23, a um acordo de paz na Ucrânia que respeite a "integridade territorial" do país, nas vésperas de uma votação importante do Conselho de Segurança.

"Reafirmo a necessidade urgente de uma paz justa, sustentável e abrangente — que defenda totalmente a soberania, a independência e a integridade territorial da Ucrânia dentro das suas fronteiras reconhecidas internacionalmente", disse Guterres em comunicado.

A votação do Conselho de Segurança será sobre um projeto de resolução apoiado pelos EUA que não faz menção à integridade territorial da Ucrânia.

"Segunda-feira, 24 de fevereiro, marcam três anos desde que a Federação Russa lançou a sua invasão em grande escala da Ucrânia, em clara violação da Carta das Nações Unidas e do direito internacional", disse o chefe da ONU.

"Oitenta anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, a guerra na Ucrânia representa uma grave ameaça não só à paz e à segurança da Europa, mas também aos próprios fundamentos e princípios fundamentais das Nações Unidas", disse Guterres.

Guterres Saudou "todos os esforços para alcançar uma paz justa e inclusiva".

Fórum

XS
SM
MD
LG