Links de Acesso

Angola e EUA acordam prioridades para a cooperação na Defesa


Presidente de Angola, João Lourenço, e Secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, Luanda, Angola 27 Setembro 2023 (Cortesia Embaixada dos EUA em Angola)
Presidente de Angola, João Lourenço, e Secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, Luanda, Angola 27 Setembro 2023 (Cortesia Embaixada dos EUA em Angola)

Os dois governos vão realizar encontros anuais de alto nível para finalizar acordos de cooperação de seguranca e fortalecer a cooperação no setor da Defesa.

A capacitação das forças de segurança, a segurança marítima e a defesa cibernética e espacial são as prioridades acordadas pelos Estados Unidos e Angola no aprofudanmento das relações bilaterais no capítulo da defesa, diz um comunicado do Departamento de Defesa americano.

Na nota, o Pentágono afirma que durante o encontro que o secretário de Defesa, Lloyd Austin, manteve em Luanda nesta quarta-feira, 27, com o Presidente João Lourenço foram discutidas “prioridades mútuas que as duas nações vão adoptar para aprofundar a relação bilateral”.

“Eles acordaram dar prioridades ao desenvolvimento de capacitação, segurança marítima e defesa cibernética e espacial”, diz o comunicado que acrescenta que durante o encontro como o ministro de Estado e chefe da Casa Militar da Presidência, Francisco Pereira Furtado, foram discutidos “planos para avançar as prioridades bilaterais de segurança”, de acordo com o memorando de entendimento assinado em 2017 e a declaração conjunta de 2022.

“As duas partes acordaram ainda em estabelcer um dálogo anual de alto nível sobre Defesa para finalizar acordos de cooperação em segurança e priorizar oportunidades para se fortalecer a cooperação no setor da Defesa”, conclui o comunicado.

A visita de Lloyd Austin a Angola é a primeira de um secretário de Defesa americano ao país em 47 anos e também a primeira dele ao continente africano.

Antes de Luanda, ele esteve no Djibuti e no Quénia.

Fórum

XS
SM
MD
LG