Na província angolana do Cuando Cubango o governo disponibilizou 26 toneladas de produtos diversos para ajudar mais de 50.000 pessoas vitimas da seca de um total de 120.000 afectadas só zona do Menogue.
O carregamento consta da quinta fase de apoio às vítimas da estiagem e já foram assistidas em toda província mais de 200 mil pessoas das 383 mil previstas segundo fez saber o porta voz dos serviços de protecção civil e bombeiros Soares Inglês que disse que as comunas mais afectadas são as de Jamba Cueio e Caiundo.
Soares Inglês reiterou a vontade do governo e das organizações, instituições públicas e singulares que tudo têm feito para devolver a dignidade às famílias afectadas, não obstante as dificuldades encontradas no dia-a-dia para fazer chegar esses bens aos beneficiários.
“Há outros municípios principalmente da orla fronteiriça do Rivungo e Mavinga é alí onde temos encontrado constangimentos chegando até as viaturas levar três a quatro dias para chegar ao local”, disse.
O comboio com produtos diversos volta nos próximos dias a escalar os municípios de Calai e Cuangar na orla fronteiriça com a vizinha república da Namíbia.