Mais de 30 pessoas morreram e 40 pessoas ficaram feridas, quando um autocarro de transporte e dois camiões chocaram frontalmente por volta das 19 horas deste sábado, 3, na Estrada Nacional Número Um (EN1), em Maluana, no distrito da Manhiça, na província moçambicana de Maputo.
O autocarro tinha capacidade para 60 lugares, enquanto os dois camiões eram um articulado e outro de transporte de área de construção.
Cristina Mafumo, administradora do distrito da Manhiça, disse que o embate foi provocado por uma ultrapassagem irregular em excesso de velocidade por parte de um dos veículos, presumindo-se que o causador do sinistro tenha sido o autocarro dos Transportes Nhancale.
A Polícia de Trânsito que se fez ao local revelou que, na tentativa de corrigir a ultrapassagem irregular, o motorista do autocarro colocou a viatura no lado esquerdo da via, tendo embatido contra o camião imobilizado de transporte de areia.
Várias ambulâncias foram mobilizadas para prestar os primeiros socorros às vítimas, que foram transportadas para as unidades sanitárias da Manhiça e do distrito vizinho de Marracuene.
Alguns terão sido encaminhados para unidades sanitárias na cidade de Maputo.
O acidente bloqueou o trânsito na Estrada Nacional Número Um (EN1) principal eixo viário que liga o sul ao centro do país.