Os governos de Angola e dos Estados Unidos da América (EUA) assinaram, nesta terça-feira, 15, em Luanda, mais dois instrumentos jurídicos, no quadro do reforço da cooperação bilateral.
Um deles é o Acordo de Serviços Aéreos que visa promover um sistema de aviação internacional competitivo e reduzir a interferência governamental, facilitando o transporte aéreo internacional com segurança.
O documento estabelece os direitos de sobrevoo e permanência e incentiva a concorrência justa entre as companhias aéreas dos dois países.
O segundo, no setor da defesa, o Acordo 505, é um instrumento jurídico que estabelece as condições para formação e outros serviços no âmbito do Programa Internacional de Educação e Formação Militar (IMET).
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma que a assinatura destes acordos "representa um avanço significativo na cooperação entre Angola e os Estados Unidos da América, além de consolidar um compromisso mútuo em prol do desenvolvimento económico, da segurança e da estabilidade regional".
Esta cerimónia acontece antes da anunciada visita do Presidente americano Joe Biden a Angola, inicialmente marcada para acontecer de 13 a 15 de outubro, mas que foi adiada devido à passagem do furacão Milton. A nova data não foi marcada.
Fórum