Os esforços de mediação de Angola na República Democrática do Congo (RDC) foram, na segunda-feira, 23, analisados numa reunião, em Nova Iorque, entre o presidente João Lourenço e o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.
Um comunicado emitido pela ONU diz que Guterres saudou o Presidente angolano “pelo seu empenho para com a paz e segurança e pelos seus esforços para promover a paz e estabilidade em África”.
O Presidente angolano e o Secretário Geral da ONU discutiram especificamente “a situação no leste da Republica Democrática do Congo e os esforços de mediação de Angola pelo processo de Luanda”.
Não foram dados outros pormenores sobre encontro, que surge numa altura de um aumento de esforços diplomáticos de Angola para se pôr termo à guerra na RDC.
As negociações parecem agora estar centradas na "neutralização" de um grupo rebelde ruandês e na retirada de tropas ruandesas do Congo.
Um encontro de peritos de inteligência do Congo Democrático e do Ruanda vai acontecer, no próximo dia 30, sob mediação de Angola, em local não revelado.
Ao que se sabe nessa reunião será analisado o que diplomaticamente se chama de “desengajamento das forças e levantamento das medidas defensivas por parte do Ruanda”.
Desconhece-se se eventualmente a ONU poderá jogar um papel num processo de paz na RDC.
Fórum