Zinga Suama, líder cívica angolana e empreendedora social, está em Addis Abeba cumprindo um programa de voluntariado na Sede da União Africana. Membro da 4ª Assembleia Geral Permanente do Conselho Económico, Social e Cultural da União Africana (ECOSOCC) desde dezembro de 2022, ela se destaca pela dedicação ao trabalho voluntário, especialmente em iniciativas que promovem a igualdade de género e o empoderamento das mulheres em África.
Recentemente, Zinga foi reconhecida como uma das '100 Jovens Africanos Excepcionais' no Royal African Young Leadership Forum, Nigéria. Ela afirma que este prémio "significa o reconhecimento do trabalho que eu tenho feito, da dedicação que eu tenho pelos meus projetos e, acima de tudo, ele representa a continuidade". Para Zinga, o prémio é uma validação de que seu trabalho está sendo notado, não só em Angola, mas em todo o continente africano.
Um dos projetos mais destacados da empreendedora social é o "Insónia Vocacional", lançado em 2019. "Esse projeto eu criei no momento, com o objetivo de incentivar os jovens ao empreendedorismo e impulsionar a criatividade", explica. A primeira edição, realizada no município de Viana, envolveu 100 jovens e contou com a participação de especialistas que compartilharam suas experiências e conhecimentos. "Nós dávamos oportunidade aos jovens presentes para fazer perguntas, expor suas ideias, e os resultados foram incríveis", destaca Zinga. O projeto foi um sucesso, e ela mantém contato com muitos dos jovens participantes até hoje.
Este ano Zinga também participou na 1ª Conferência Pan-Africana sobre a Educação das Raparigas e das Mulheres. Nesta conferência, discutiram-se temas importantes relacionados à educação e aos direitos das mulheres, que estão em linha com os objetivos da líder cívica. "Nós trabalhamos em prol dos direitos humanos e levamos conhecimento sobre prevenção contra abuso sexual e direitos das mulheres e crianças na comunidade", ressalta Zinga. Agora, ela está trabalhando para transformar o projeto "Diálogo na Comunidade" em uma escola comunitária, com o objetivo de oferecer apoio contínuo a mulheres e crianças.
A motivação de Zinga vem da vontade de ajudar e de ver mudanças reais na vida das pessoas que ela apoia. "Muito me inspira saber que, no final das contas, eu consegui ajudar alguém. A recompensa que eu recebo é ver que alguém conseguiu mudar a sua vida através de uma palavra minha", conclui. Para o futuro, Zinga planeja continuar seus projetos em Angola, especialmente a escola comunitária, e espera contar com parceiros para expandir ainda mais seu impacto.
Zinga Suama é, sem dúvida, uma figura inspiradora que continua a lutar por um futuro melhor para as mulheres e jovens de África.
Fórum