Links de Acesso

Jonas Savimbi: 89 anos depois, uma figura com vários leituras


Jonas Savimbi (dir) recebido pelo Presidente americano Ronald Reagan (esq), na Casa Branca, Estados Unidos
Jonas Savimbi (dir) recebido pelo Presidente americano Ronald Reagan (esq), na Casa Branca, Estados Unidos

Fundador e líder histórico da UNITA será lembrado pelo partido no seu 89º aniversário

Assinala-se hoje, 3 de Agosto, o dia do nascimento de Jonas Savimbi, o fundador da UNITA e combatente pela independência de Angola.

Se estivesse vivo completaria 89 anos.

A UNITA tem um programa de atividades para assinalar o nascimento do seu líder histórico, cujo ponto alto é um comício em Luanda no sábado, 5.

Savimbi é uma figura controversa em Angola e sobre a qual as opiniões divergem-se.

Jonas Savimbi: 89 anos depois, uma figura com vários leituras
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:38 0:00

Filho de Savimbi, Rafael Massanga, diz que o tempo deixa cada vez mais claro o papel do seu pai no país.

“Nós vemos que o tempo está a esclarecer muitos assuntos, muitas questões que naturalmente, como consequência disso, Jonas Savimbi vai ocupando o espaço que ele merece, eu diria que não é uma questão da família ou dos filhos avaliar, mas é uma questão da historia estar a ser justa daquilo que foi o homem Jonas Savimbi”, afirma Massanga quem convidou "todos os munícipes, todos os habitantes de Luanda, par dignificar o acto central".

Opinião contrária tem o cidadão Pedro Paulo, para quem “Jonas Savimbi foi um angolano, mas um mal para Angola, ele atrasou o desenvolvimento" do país.

O cientista político Rui Kandov analisa o antigo guerrilheiro e líder político como uma "daquelas figuras sobre as quais existem sempre uma apreciação no mínimo controversa".

Kandov acrescenta que "é verdade que lutou pela democracia mas também não é menos verdade que Angola conseguiu a paz só depois da sua morte”.

No entanto, conclui aquele analista, "quando analisamos o seu percurso como líder da UNITA, conseguimos perceber que de fato desenvolveu um trabalho notável e haverá do ponto de vista ideológico e doutrinário resultados que ainda podemos testemunhar nos dias de hoje”.

Jonas Savimbi nasceu e cresceu na província do Bié, de onde seguiu para Portugal ao ganhar uma bolsa de estudos.

Formou-se em Ciências Políticas, mas ainda bem cedo aderiu à luta pela independência de Angola, tendo então formado a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), que liderou até a morte, tanto contra o fascismo português, como contra o regime marxista do MPLA.

A 22 de fevereiro de 2002, Jonas Savimbi foi morto na província do Moxico pelas Forças Armadas Angolanas em combate.

Fórum

XS
SM
MD
LG