O Instituto de Meteorologia e Geofísica, de Cabo Verde, confirmou que Vulcão do Fogo está em erupção desde ontem, 22, à noite.
“Já não há só risco. A erupção já começou há cerca de 10 minutos, agora vamos aguardar o desenvolvimento da situação”, disse o geofício Bruno Faria à agência cabo-verdiana de notícias Inforpress por volta das 10 horas locais de hoje, 23.
A mesma fonte adiantou também à Rádio de Cabo Verde(RCV) que, segundo as informações que lhe foram fornecidas, é necessário evacuar a população de Chã das Caldeiras.
Entretanto, Arlindo Lima, presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, disse que a sua instituição tem acompanhado o evoluir das actividades sísmicas desde há alguns dias, mas a situação piorou a partir deste sábado.
Responsáveis e agentes do Serviço Nacional de Protecção Civil estão a caminho do Chã das Caldeiras procederam à evacuação da população e fornecer a ajuda necessária.
Alguns populares já se queixaram do atraso da chegada das autoridades.
Segundo as mesmas fontes, a população de Chã das Caldeiras passou a noite fora das suas residências devido aos fortes abalos sísmicos que se sentiam desde as 20 horas de ontem.
A RCV disse haver pessoas a tentarem sair de Chã das Caldeiras com os seus pertences e até gado.
A Cruz Vermelha já alertou que a prioridade é evacuar as pessoas do local.
Até agora não houve qualquer pronunciamento das autoridades.
A ultima erupção do Vulcão do Fogo aconteceu a 2 de Abril de 1995.
Com uma superfície de 476 km2, a ilha do Fogo é, literalmente, um vulcão que ainda está em actividade.
No interior da sua extensa cratera, chamada Chã das Caldeiras, ergue-se o que é conhecido como Vulcão do Fogo, 2.829 metros de altura, o ponto mais alto da ilha e do arquipélago.