Vereadora de Boston detida por corrupção

  • VOA Português

Tania Fernandes Anderson, vereadora da cidade de Boston, Massachusetts, Estados Unidos

Tania Fernandes Anderson é natural de Cabo Verde e foi eleita pela primeira vez em 2021 para o Conselho Municipal de Boston

A vereadora da cidade de Boston, no Estado de Massachusets, Tania Fernandes Anderson, foi detida nesta sexta-feira, 6, pela polícia federal americana (FBI), sob acusações de corrupção pública federal.

Fernandes Anderson, é natural de Cabo Verde e segundo a Procuradoria, o FBI e o Departamento do Imposto de Renda (IRS) ela foi detida em casa por volta das 6 horas da manhã.

Fernandes Anderson, que representa as áreas de Roxbury, Dorchester e parte do Sul de Boston, é alvo de cinco acusações de fraude eletrónica e uma acusação de roubo referente a programas que recebem fundos federais, de acordo com a acusação federal de 11 páginas.

“As acusações decorrem de um alegado esquema de subornos que ela orquestrou para obter vários milhares de dólares em dinheiro dos contribuintes em troca de subornos pagos”, disse o procurador Joshua Levy, na conferência de imprensa de hoje, citado pela imprensa local.

“É como um déjà vu, outra vez”, acrescentou Steve Kelleher, agente especial assistente do FBI em Boston, quem sulinhou que “mais um vereador em Boston está a adotar a cultura de lucrar à custa do bem público”.

Os investigadores federais alegam que, no final de 2022, Fernandes Anderson contratou um familiar para a sua equipa, apesar das regras proibirem a contratação de familiares diretos.

Eles fizeram um acordo para que Fernandes Anderson concedesse um bónus ao funcionário que depois devolveria uma parte desse bónus à vereadora como suborno.

O portal do canal de televisão 25 News escreve que Fernandes Anderson terá concordado em pagar ao funcionária um bónus de 13 mil dólares com a condição de que parte dele lhe fosse devolvida.

O procurador Joshua Levy disse que o bónus era mais do dobro do que a equipa de colaboradores auferia em conjunto.

A acusação acrescentou que Fernandes Anderson aceitou 7.000 dólares em levantamento de subornos daquele funcionário durante uma reunião numa casa de banho na Câmara Municipal de Boston, a 9 de junho de 2023, de acordo com mensagens de texto obtidas pelos investigadores.

Presidente da Câmara pede que a vereadora se demita

As autoridades federais disseram que, no momento da prisão, Fernandes Anderson não fez qualquer declaração e que tem advogado, mas até agora não se pronunciou.

Após a detenção, a presidente da câmara, Michelle Wu, disse que Fernandes Anderson tem “direito a um processo legal justo”, mas instou-a a demitir-se.

“A gravidade destas acusações mina a confiança do público e impedirá que ela sirva eficazmente a cidade”, disse Wu em comunicado, em que conclui, “peço à vereadora Fernandes Anderson que se demita”.

Esta não é a primeira vez que Fernandes Anderson é investigada por contratar familiares.

Em 2023, admitiu ter violado a ética ao empregar a irmã e o filho na sua equipa, tendo pago uma multa.

Tania Fernandes Anderson nasceu em Cabo Verde, mas aos 10 anos, com os pais, emigrou para Roxbury, em Boston.

Ela foi eleita, pela primeira vez, para o Conselho Municipal de Boston a 2 de novembro de 2021, tornando-se o primeiro imigrante de um país afriano e muçulmano-americano a entrar para o Conselho Municipal de Boston.