As autoridades sanitárias de São Tomé e Príncipe anunciaram esta terça-feira, 27, a existência da variante Delta da Covid-19 no país.
O anúncio sobre a existência da variante delta em São Tomé e Príncipe acontece uma semana depois do início no país de testes laboratoriais que permitem identificar as diversas estirpes do coronavírus.
Your browser doesn’t support HTML5
“Com base em estudos realizados no nosso laboratório a variante delta já se encontra no nosso país”, afirmou o ministro da Saúde, Edgar Neves.
As autoridades manifestam-se muito preocupadas com a situação tendo em conta o período eleitoral que se vive no país, com a realização de comícios e grandes aglomerações de pessoas.
Veja Também Eleições em São Tomé e Príncipe: do "banho" ao medo da propagação da Covid-19“Nós já não estamos a apelar, mas sim exigimos a toda a população para aderir as medidas de prevenção e a vacinação tendo em conta a alta taxa de contagiosidade e a rapidez na transmissão desta variante, ou seja, a variante delta”, advertiu o ministro.
Edgar Neves prometeu o reforço da campanha de vacinação com o apoio dos parceiros de cooperação. Até agora o país recebeu 60 mil doses de vacinas, sendo 48 mil da plataforma COVAX e 12 mil da Cooperação Portuguesa.
Pouco mais de 30 mil dos cerca de 200 mil habitantes estão vacinados no país que teve 2400 casos da doença e 37 óbitos.