Donald Trump assumiu-se vencedor da eleição presidencial dos Estados Unidos ao se dirigir aos seus apoiantes pouco depois das 2:30 horas da manhã desta quarta-feira, 6.
Your browser doesn’t support HTML5
Uma "vitória política" que os EUA "nunca viram", disse Trump, que falou minutos depois de o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, o ter felicitado pela vitória.
Trump entrou no palco acompanhado da família, do vice-presidente JD Vance e de líderes da campanha, e começou por "agradecer à população norte-americana por ter sido eleito o 47º Presidente”.
Aplausos e gritos seguiam cada frase do republicano que, à hora em que falou, e segundo os dados apurados pela Voz da América, ele tinha conseguido 267 votos eleitorais dos 270 necessários para ganhar a eleição, num total de 528.
A democrata Kamala Harris tinha, até o momento, 214 votos eleitorais.
“A fé é o principal movimento político de todos os nossos tempos, e agora vamos ajudar a curar o país", afirmou Trump, que agradeceu o seu candidato a vice-presidente, JD Vance.
Ele também celebrou a conquista do controlo do Senado pelos republicanos.
“A América deu-nos um mandato poderoso e sem precedentes. Retomámos o controlo do Senado – uau, isso é bom”, sublinhou Trump, que lembrou que "as disputas para o Senado em Montana, Nevada, Texas, Ohio, Michigan, Wisconsin, a grande comunidade da Pensilvânia foram todas ganhas pelo movimento MAGA (Make America Great Again), que tanto ajudou”.
Na sua intervenção, ele disse que os Estados Unidos precisam de fechar as suas fronteiras, mas "isso não impede que as pessoas continuem a vir ao país". Ele enfatizou que devem fazê-lo "de forma legal".
A vice-presidente Kamala Harris falará aos apoiantes e ao país, nesta quarta-feira, 6, como anunciou o vice-presidente da sua campanha, Cedric Richmond, numa curta menssagem, na Howard University, onde a candidata democrata à presidência deveria falar.