Em entrevista à Voz da América, o activista Rey Daddyx Manda Chuva nos actualizou sobre a situação do hospital municipal e das ravinas do Quimbele, Uíge.
No dia 4 de Fevereiro de 2019, o governador Pinda Simão inaugurou um hospital de referência no Quimbele e o activista Rey Daddyx Manda Chuva lamentou a inauguração porque faltavam técnicos, médicos, enfermeiros, sangue no estoque, materiais e medicamentos. Com mais de um ano após a inauguração o activista afirmou que nada mudou.
"Os populares que procuram a saúde nesse mesmo hospital infelizmente só recebem receitas ... porque o hospital não tem medicamentos".
Manda Chuva contou que há alguns dias foi fazer um exame médico uma vez que estava a sofrer de paludismo. No entanto, não obteve nenhum resultado "porque o gerador não estava em condições".
O que vamos fazer com as receitas se a maioria da população é de camponês e desempregados."
E acrescentou: "Há dois ou três anos o governo central dava dinheiro para o hospital, o equivalente a 27 milhões de kwanzas (US$ 54 mil) e infelizmente no momento o hospital está a receber 12 milhões de kwanzas (US$ 24,337.14) para poder cobrir todas as despesas, sejam elas o pagamento dos funcionários contratados, que estão também há cerca de seis a sete meses sem sálarios ou subsídios."
Ravinas
Rey Daddyx Manda Chuva tinha boas notícias para partilhar sobre algumas ravinas. Ele contou que a maior ravina do Quimbele, que já existia há mais de 20 anos e ameaçava a sede municipal, está sendo tratada e daqui a mais ou menos três meses o problema deve ser solucionado por completo.
O activista também disse que o problema das ravinas que ameaçavam a Escola do Kindondo e o hospital municipal também foi resolvido. "Com as nossas entrevistas e os nossos clamores o governo atendeu".
Segundo Manda Chuva, dois locais ainda merecem atenção. Na saída da sede municipal do Quimbele para o município do Macocola e na centralidade onde 200 casas estão sendo ameaçadas por uma outra ravina.
Visita do Vice-Presidente prevista para Março
Rey Daddyx Manda Chuva mencionou a viagem do vice-presidente Bornito de Sousa ao município do Quimbele, a qual está prevista para Março. Manda Chuva está ansioso e animado com a visita pois assim o vice-presidente irá poder ver a falta de infra-estrutura no município e também poderá conhecer a produção agrícola local. Manda Chuva considera muito importante a visita de Bornito de Sousa para que os quimbelenses saibam que os governantes se lembram deles.
Your browser doesn’t support HTML5