O secretário provincial do Namibe da Unita diz que a paz nas estradas é um bem necessário que deve ser construída por todos angolanos. Em declarações à VOA, Ricardo Ekupa de Noé “Tuyula” manifesta-se apreensivo com o número elevado de pessoas morrem nas estradas por condução irresponsável, depois do calar das armas, há 13 anos.
Your browser doesn’t support HTML5
As obras descartáveis por ausência de fiscalização, segundo o político da Unita, também têm propiciado constrangimentos que depois desembocam em acidentes de viação e insegurança rodoviária.
"Tuyula" considera de aceitável o trabalho empreendido por alguns comandantes provinciais da Polícia Nacional, na região sul e centro de Angola, no que tange à fiscalização rodoviária e combate à sinistralidade.
Para aquele dirigente, nem sempre a vontade resolve o problema. "Temos que ter a coragem de reclamar a falta de meios para que a Polícia Nacional na provincia do Namibe trabalhe com eficiência, sobretudo no que diz respeito ao combate a sinistralidade", disse.
Ele aponta, por exemplo, a falta de radares e bafómetros para desencorajar a condução irresponsável dos automobilistas e exorta as entidades centrais da Polícia Nacional em Luanda a reforçarem os meios policiais de fiscalização das nossas estradas.