UNITA ainda sem candidatos à presidência

Angola UNITA símbolo

Abriu prazo de uma semana para apresentação de candidaturas. Um analista diz que Samakuva vai serm “empurrado” para o posto

Não há ainda candidatos à presidência da UNITA apesar do prazo para apresentação de candidaturas se ter iniciado hoje quinta-feira para terminar no próximo dia 11.

Your browser doesn’t support HTML5

UNITA ainda sem candidatos à presidência – 2:08


O responsável pela comissão do Congresso Anastácio Sicato disseque hoje, no primeiro dia não foi recebida nenhuma proposta.

"Até agora a nível das candidaturas a presidente do partido não temos ainda nenhuma proposta apresentada para o cargo de presidente da UNITA", disse.

Desde que a presidência de Adalberto Costa Júnior foi cancelada pelo Tribunal Constitucional tem havido crescentes especulações sobre se este se vai de novo candidatar e se terá oponentes.

Dos considerados presidenciáveis apenas Abílio Kamalata Numa ja descartou qualquer possibilidade de se candidatar e diz que vai apoiar ACJ. O actual presidene Isaías Samakuva, disse à Voz da América também não estar interessado.

Quanto aos demais que concorreram em 2019 só o silêncio.
Isto continua a levantar interpretações diferentes entre os analistas locais.

o jornalista e analista politico Escrivão José acredita que este congresso da UNITA não vai definir nada sobre o futuro Presidente do partido porque “a direcção da UNITA tarde ou cedo vai-se render e vai empurrar Isaías Samakuva à presidência do partido”.

“ Adalberto Costa Júnior não vão participar as eleições de 2022, o MPLA vai fazer de tudo para inviabilizar a participação de ACJ nas eleições em 2022", acrescentou
Manuel Mendes de Carvalho Pacavira ou simplesmente General Paka discorda e disse quetudo indica que ACJ volte à presidência neste congresso.

"Vai haver mesmo recondução de ACJ”, disse acrescentando que“tudo que está a acontecer na UNITA resulta de um exercício macabro que os serviços de inteligência do país estão a fazer contra a UNITA".

O analista Pedro Caparakata considera que ;e errado fazer-se essa leitura de culpar o MPLA pelo problema que a UNITA atravessa.

“O que se passa dentro da UNITA culpa é culpa deles próprios e cá fora, os adversários só aproveitam estas falhas, em política é mesmo assim", acrescentou

Nós tentamos contactar os chamados presidenciaveis, Adalberto Costa Júnior, Isaias Samakuva, Alcides Sakala, José Pedro Catchiungo, Lukamba Paulo Gato não recebemos resposta, Miraldina Jamba também cogitada como possível candidata descartou esta possibilidade.