Unidade em Malanje aposta na produção do milho para cerveja

Investimento vai explorar quatro mil hectares de terra

Cem empregos serão garantidos pela nova unidade

Angola vai começar a produzir milho em grande escala no município de Cangandala, em Malanje para reduzir a importação de matéria-prima para a produção de cerveja.

O projecto, que será lançado nos próximos dias em Malanje pela Castel, do Grupo Cuca BGI, depois da assinatura de um acordo com a Sociedade de Desenvolvimento do Pólo Agro-industrial de Capanda (Sodepac), visa a exploração de quatro mil hectares de terra e já foi apresentado ao governador local.

O custo do projecto não foi quantificado, mas o administrador dada empresa, Phlip Frederick diz que irá garantir 100 empregos directos.

O acordo com a Sodepac deverá ser rubricado a qualquer momento para permitir o inicio do processo de desmatação de uma área de 1.500 hectares com a participação de empresas âncoras da Sodepac.

“O objectivo é assinar rapidamente o contrato com a Sodepac, começar a desmatação, precisamos de iniciar no terreno agora”, revelou Frederick.

Enquanto a energia eléctrica produzida em Capanda ou em Laúca não chega a Cangandala, amenos de 30 quilómetros a sul da cidade de Malanje, a Castel vai instalar uma mini-hídrica numa das secções do caudal do rio Kwanza para o efeito.