Três altos funcionários ucranianos afirmam que a Ucrânia e os EUA chegaram a acordo sobre um quadro para um amplo acordo económico que incluiria o acesso aos minerais de terras raras da Ucrânia.
Em declarações aos jornalistas no Salão Oval, nesta terça-feira, 25, o Presidente Donald Trump disse que tinha ouvido dizer que o Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy estava a chegar.
"Certamente que não me importo, se ele quiser, e se quiser assinar o acordo comigo. E compreendo que se trata de um grande negócio - um negócio muito grande... Pode ser um negócio de um trilião de dólares”, disse Trump, acrescentando que "são terras raras e outras coisas".
No âmbito de uma mudança dramática de política que inclui a aproximação à Rússia, o Presidente Trump exigiu à Ucrânia acesso aos seus minerais de terras raras para compensar os milhares de milhões de dólares de ajuda em tempo de guerra que recebeu durante o Governo de Joe Biden.
O acordo prevê que os Estados Unidos desenvolvam conjuntamente a riqueza mineral da Ucrânia, com as receitas a irem para um fundo recém-criado que seria “para a Ucrânia e para a América”, disse uma fonte ucraniana sénior à AFP, sob condição de anonimato, nesta terça-feira, 25.
Pormenores do acordo
Um funcionário ucraniano informou que o acordo proporcionará uma oportunidade para Zelenskyy e Trump discutirem a continuação da ajuda militar à Ucrânia, razão pela qual Kyiv está ansiosa por finalizar o acordo.
Para a mesma fonte, o projeto de acordo incluía uma referência à “segurança”, mas não definia explicitamente os compromissos dos Estados Unidos, uma das exigências anteriores de Kyiv para um acordo.
O Presidente Zelenskyy tinha anteriormente recusado as exigências de Trump para dar aos Estados Unidos 500 mil milhões de dólares em minerais valiosos utilizados na indústria aeroespacial, veículos eléctricos e outras tecnologias, uma soma muito acima do valor oficial de 60 mil milhões de dólares em ajuda militar dos EUA à Ucrânia desde a invasão.
A fonte ucraniana disse que Washington cortou a referência dos 500 mil milhões de dólares.
Donald Trump não respondeu diretamente quando questionado sobre o que a Ucrânia receberia em troca e, em vez disso, apontou para as entregas de armas dos EUA no passado.
Melhoria das relações
A Ucrânia espera que o acordo sobre os minerais melhore as relações com a Administração Trump, que rapidamente se deterioraram.
O acordo não inclui garantias de segurança, mas um funcionário ucraniano disse que este assunto será discutido pelos dois presidentes quando se encontrarem, provavelmente na sexta-feira.
Trump alterou a política externa dos EUA desde que assumiu o cargo no mês passado, abrindo o diálogo com o Presidente russo Vladimir Putin e fazendo ameaças contra os aliados tradicionais de Washington.
A mudança de Trump em relação à Rússia provocou receios não só de que pudesse significar o fim do apoio dos EUA a Kyiv, mas também ao resto da Europa.
(Com informações da AP e AFP)