Ucranianos dizem que temem que os russos possam voltar a atacar Chernobyl

Uma máscara de gás da era soviética repousa numa árvore no exterior da central nuclear de Chernobyl na Ucrânia - 31 de Janeiro de 2023 (VOANEWS/Yan Boechat)
 

Um autocarro usado para levar turistas a visitar Chernobyl foi usado como alvo de ataque por soldados russos que ocupavam a área da central eléctrica de Chernobyl, Ucrânia - 31 de Janeiro de 2023  (VOANEWS/Yan Boechat)

Uma trabalhadora do complexo de Chernobyl que vive numa aldeia próxima lembra-se da época em que os russos ocuparam esta área no início da guerra, Chernobyl, Ucrânia, 31 de Janeiro de 2023 (VOANEWS/Yan Boechat)

O reactor número 4 da central de Chernobyl explodiu a 26 de Abril de 1986, e está agora protegido por um sarcófago de betão e uma cobertura metálica. Chernobyl, a 31 de Janeiro de 2023 (VOANEWS/Yan Boechat)

Um sinal mostrando que os níveis de radiação podem ser elevados nesta área marca o local onde os russos cavaram trincheiras e estabeleceram um ponto de controlo numa área chamada "floresta vermelha" em Chernobyl, Ucrânia, em 31 de Janeiro de 2023 (VOANEWS/Yan Boechat)

O parque de diversões na aldeia de Prypiat foi colocado em funcionamento a 1 de Maio, apenas quatro dias após a explosão na central nuclear de Chernobyl, Ucrânia, 31 de Janeiro de 2023  (VOANEWS/Yan Boechat)

Uma piscina de mergulho profundo dentro de um dos edifícios em Prypiat, abandonado após a explosão em 1986. Toda a área foi ocupada por soldados russos quando invadiram a Ucrânia, há quase um ano. Chernobyl, Ucrânia, 31 de Janeiro de 2023  (VOANEWS/Yan Boechat)

Um campo de basquetebol dentro de um dos edifícios abandonados em Prypiat. Soldados russos ocuparam o lugar depois de invadirem a Ucrânia e lá permaneceram durante quase dois meses. Chernobyl, na Ucrânia, 31 de Janeiro de 2023 (VOANEWS/Yan Boechat)

Máscaras de gás deixadas numa escola primária em Prypiat, a aldeia mais próxima da Central Nuclear que explodiu em Abril de 1986. Chernobyl, Ucrânia, 31 de Janeiro de 2023  (VOANEWS/Yan Boechat)

O que resta de uma escola em Prypiat. Esta área foi ocupada por russos no início da guerra há quase um ano. Chernobyl, Ucrânia, a 31 de Janeiro de 2023 (VOANEWS/Yan Boechat)

Mesmo as árvores caídas dentro da área próxima da central são agora consideradas resíduos nucleares e não podem ser recolhidas ou utilizadas. Chernobyl, Ucrânia, 31 de Janeiro de 2023 (VOANEWS/Yan Boechat)

Local do maior acidente nuclear da história, Chernobyl tornou-se ao longo dos anos uma das maiores atracções turísticas da Ucrânia. Apesar de ainda abrigar elevados níveis de radiação, Chernobyl foi um dos primeiros alvos militares da Rússia na sua invasão da Ucrânia há quase um ano.