Turquia: o crescente interesse de Ancara por África

Presidente de Moçambique Filipe Nyusi e presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan, Maputo (Janeiro 2017)

Realiza-se a partir de sexta-feira, 17 Dezembro, o Forum económico e de negócios entre a Turquia e o continente africano.. É a “ Terceira Cimeira da Parceria Turquia-África .”

Não é a primeira vez que o governo de Ancara mostra publicamente o seu crescente interesse por África para onde exporta bens domesticos, dispositivos eletrónicos, armas, produtos texteis e onde investe ainda na construçãoA sua aptência pelo continente é visível nas dezenas de visitas a vários países africanos de Erdogan, o qual visitou mais países em Âfrica que qualquer outro líder mundial.

O interesse de Ancara é tambem visivel nas missōes diplomáticas abertas nos últimos anos, nos acordos bilaterais. A Turquia apresenta-se em África como alternativa a outros poderes como o da China, Da Rússia e dos países coidentais, acima de tudo dos ex-colonizadores.

O temadeste terceiro forum é "Parceria Reforçada para o Desenvolvimento Comum e Prosperidade".

Dezenas de chefes de estado africanos são esperados, incluindo da África Lusófona. De recorder que entre os países visitados pelo president turco está Angola e Moçambique.

João Santos Duarte é um jornalista português na Turquia com quem falamos sobre este novo encontro Turquia-África.

Your browser doesn’t support HTML5

Terceira Cimeira da Parceria Turquia-África