Trump retira Guarda Nacional de Washington

Manifestantes e membros da Guarda Nacional, perto da Casa Branca, Washington DC, 4 de junho, 2020.

O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou, neste domingo, 7, o início da retirada dos cinco mil homens da Guarda Nacional, que se encontram em Washington, desde a semana passada para reprimir os protestos contra a morte de George Floyd, dizendo que a capital está "sob perfeito controlo".

"Eles vão voltar para casa, mas podem retornar rapidamente, se necessário", disse Trump no Twitter. "Ontem à noite apareceram muito menos manifestantes do que o previsto!"

Your browser doesn’t support HTML5

Tirem o vosso joelho do nosso pescoço

Alguns ex-líderes dos EUA manifestaram a sua oposição à ameaça apresentada por Trump, há uma semana, para usar até 10 mil militares em serviço ativo para reforçar a polícia local, em Washington, contra os manifestantes após a morte, sob custodia policial, a 25 de maio, de George Floyd, em Minneapolis, Minnesota.

Diversas manifestações tiveram lugar em cidades americanas e noutras partes de mundo. Na primeira semana, as manifestações foram marcadas por violência e pilhagem, mas nos últimos dias foram reportados poucos confrontos com a polícia.

Your browser doesn’t support HTML5

Manifestações nos EUA continuam - capital assiste a protestos pacíficos com menos polícia