O Presidente americano eleito, Donald Trump, telefonou ao novo secretário-geral da ONU, António Guterres, nesta quarta-feira, 4, a quem comunicou as suas expectativas de que a sua gestão siga uma linha mais dura na actuação global da organização.
O porta-voz de Trump, Sean Spicer, confirmou a ligação, mas não deu informações sobre o teor da conversa.
No entanto, ressaltou que o novo Governo americano, que toma posse a 20 de Janeiro, pressionará para que haja reformas na ONU.
Spicer garantiu que Trump trabalhará "para garantir que os Estados Unidos, que fornecem uma grande parte do orçamento da ONU, reivindiquem reformas e mudanças, de modo que nossos impostos em dólares sejam usados... eficiente e eficazmente".
Na terça-feira, 3, no seu primeiro dia de trabalho, o novo secretário-geral da ONU alertou que o mundo passa por "tempos muito desafiadores" e pediu apoio que a organização responda às questões mundiais de forma mais eficaz.
"Nós temos de ser capazes de reconhecer nossas falhas, nossos fracassos", disse António Guterres aos funcionários e diplomatas da organização.
O secretário-geral também pediu um forte compromisso para mudar, reformar e melhorar o trabalho da organização e que "se livre da camisa de força da burocracia".
Na semana passada, Donald Trump acusou a ONU de ser uma das causas dos problemas globais e não parte da solução.