Trump escolhe aliados leais para postos chave na Administração

  • VOA Português

Michael Waltz, Marco Rubio e Kristi Noem, aliados do Presidente eleito

O Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, continua a escolher os nomes mais importantes da sua futura Administração a partir de uma bolsa de candidatos formada pelos mais politicamente leiais à sua agenda.

Ele tem levado em conta, principalmente, aqueles que sempre estiveram com ele durante esses últimos quatro anos, depois de deixar a Casa Branca, em 2021.

Meios de comunicação credíveis indicam que Trump deve anunciar a qualquer momento o senador da Flórida Marco Rubio para o cargo de secretário de Estado, o chefe da diplomacia do país, e a governadora do Dakota do Sul, Kristi Noem, para chefe da Segurança Interna.

Your browser doesn’t support HTML5

Trump com os olhos em Gaza e Ucrânia como objetivos iniciais de política externa

Tanto Rubio como Noem estiveram na pequena lista de possíveis candidatos a vice-presidente de Trump, antes dele escolher JD Vance.

Ambos são apontados como fiéis a Trump.

Primeiras indicações

Desde a sua vitória no passado dia 5, o Presidente eleito indicou Susie Wiles para Chefe de Gabinete, o seu braço direito na Casa Branca, Thomas Homan para diretor da agência de Controlo das Alfândegas e Imigração (ICE, nas siglas em inglês) e Stephen Miller, para vice-chefe de gabinete de política interna.

Nas últimas horas, Donald Trump anunciou Michael Waltz, um congressista da Flórida, como seu Conselheiro de Segurança Interna.

O deputado norte-americano Michael Waltz, republicano da Florida, discursa durante o terceiro dia da Convenção Nacional Republicana de 2024 no Fiserv Forum em Milwaukee, Wisconsin, a 17 de julho de 2024.

Para embaixadora junto das Nações Unidas foi escolhida outra fervorosa apoiante do Presidente eleito, Elise Stefanik, congressista de Nova Iorque, enquanto hoje foi revelado que o antigo governador do Arkansas, Mike Huckabee, será embaixador em Israel.

No momento em que tanto a Casa Branca como a equipa do Presidente eleito dão os primeiros passos para a transição do poder, Joe Biden e Donald Trump reúnem-se nesta quarta-feira, 14, em Washington, a convite de Biden.

Tudo indica, segundo fontes da imprensa, que Melania Trump não irá encontrar-se com a primeira-dama Jill Biden, a convite desta, alegadamente por motivos de agenda, o que não foi ainda confirmado.

Donald Trump tomará posse como 47o. Presidente dos Estados Unidos a 20 de janeiro de 2025.