O presidente dos Estados Unidos Donald Trump elogiou a França e a Grã Bretanha pelo papel que desempenharam nos ataques desta madrugada contra a Síria.
Num tweet poucas horas depois dos ataques, Trump agradeceu aos dois países pela sua “sabedoria e poder dos seus grandes militares”.
“Não poderia ter havido um melhor resultado”, escreveu Trump.
“Missão cumprida”, acrescentou.
Aviões e misseis dos três países atacaram três alvos na Síria em retaliação contra um alegado ataque com armas químicas por forças governamentais sírias.
A primeira ministra britânica Theresa May disse que o objectivo dos ataques não era o de provocar “mudança de regime” mas sim “degradar e dissuadir” o governo sírio de usar armas químicas.
A comunidade internacional, disse Theresa May não podia ficar indiferente ao ataque com armas químicas por parte do governo sírio contra o seu próprio povo.
Em Paris o presidente francês Emmanuel Macron emitiu uma declaração afirmando que “não se pode tolerar a normalização do uso de armas químicas”, acrescentando que “os factos e responsabilidade do regime sírio não estão em dúvida”.