O Presidente norte-americano, Donald Trump, descreveu sua reunião de segunda-feira com o Presidente russo, Vladimir Putin, de maneira positiva e tentou desacreditar a visão amplamente difundida de que o dia que passou com Putin em Helsínquia, na Finlândia, foi prejudicial para os Estados Unidos.
“Embora eu tenha tido uma óptima reunião com a NATO, arrecadando vastas quantias de dinheiro, tive uma reunião ainda melhor com Vladimir Putin, da Rússia”, twittou Trump nesta terça-feira, 17 de Julho.
Sobre a cimeira, Trump disse que o sucesso da reunião com Putin não está a ser noticiado, acusando as reportagens sobre a cimeira de "fake news" - notícias falsas.
A conferência de imprensa de Trump ao lado de Putin, na qual refutou avaliações da inteligência dos EUA, segundo as quais a Rússia interferiu na eleição de 2016, atraiu críticas de membros dos dois partidos políticos norte-americanos, que disseram que ele colocou os interesses russos acima daqueles do seu país.
Na semana passada Trump encontrou-se com aliados da NATO, pressionando-os para que aumentem seus gastos com a defesa. Em outro tuíte publicado nesta terça-feira, ele assumiu o mérito pela força da entidade, dizendo que ela está mais bem financiada “só por minha causa”.
“Tive uma óptima reunião com a NATO”, disse no mesmo tweet. “A NATO estava fraca, mas agora está forte de novo (mau para a Rússia). A media só diz que fui rude com os líderes, nunca menciona o dinheiro!”
Após a sua chegada da cimeira de Helsínquia, o Presidente americano reforçou a sua crença em conferência de imprensa, nos Estados Unidos, que apesar de acreditar na agência de Inteligência americana, não acredita que a Rússia tenha tido qualquer interferência nas eleições presidenciais de 2016.
Your browser doesn’t support HTML5