O Presidente americano demitiu nesta terça-feira, 13, o secretário de Estado Rex Tillerson um dia depois de regressar de uma visita à Africa.
No Twitter, Donald Trump limitou-se a agradecer a Tillerson pelo trabalho realizado e revelou que a CIA vai ter pela primeira vez uma mulher como directora, Gina Haspel, enquanto o actual director da agência de inteligência, Mike Pompeo, será o novo chefe da diplomacia.
As causas que estão na origem do afastamento de Rex Tillerson ainda não foram totalmente esclarecidas, mas o jornal Washington Post noticiou que na sexta-feira, Trump já tinha pedido o afastamento de Tillerson.
Uma das causas apontadas é a questão diplomática entre Washington e Pyongyang, na qual o secretário de Estado terá manifestado uma opinião totalmente diferente da decisão do Presidente, horas depois, de aceitar o convite de Kim Jong-Un para um encontro em Maio.
Entretanto, o Presidente admitiu em conversa com os jornalistas antes de viajar para a Califórnia na manhã de hoje que ele e Tillerson tinham pontos de vista em diversos pontos "entre eles em relação ao acordo com o Irão".
Tillerson desconhece
Por seu lado, o antigo secretário de Estado Rex Tillerson desconhece as razões porque foi demitido, nem manteve qualquer contacto com o Presidente sobre o assunto.
A revelação está numa declaração emitida hoje pelo Departamento de Estado.
O subsecretário de Estado Steve Goldstein escreveu que Tillerson “tinha todas as intensões de permanecer devido ao progresso importante em questões de segurança nacional”.
“O secretário não falou com o Presidente e desconhece a razão (da sua demissão), mas está agradecido pela oportunidade que teve de servir e continua a acreditar fortemente que o serviço público é um trabalho nobre”, concluiu Goldstein.
Presidente Donald Trump agradece a Stephen Bannon