O Presidente americano, Donald Trump, ameaçou fechar o Governo federal caso os democratas não aprovem dinheiro no orçamento para a construção do muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México.
“Eu estaria disposto a paralisar o Governo se os Democratas não nos derem votos para a segurança da fronteira, que inclui o Muro! Devem se livrar da Loteria, ser apanhados e libertos, etc. e finalmente ir para o sistema de Imigração baseado no mérito! Nós precisamos de grandes pessoas no nosso país!”, escreveu Trump no Twitter neste domingo, 29.
O Presidente acredita que a sua linha dura funcionará a favor dos republicanos nas eleições de Novembro.
Entretanto, uma ruptura nas operações do Governo federal poderá ir contra os republicanos, que controlam o Congresso, nas eleições.
Trump ameaçou paralisar o Governo várias vezes desde que assumiu o cargo em 2017, numa tentativa de obter prioridades de imigração no orçamento aprovado pelo Congresso, especialmente o financiamento para a construção do muro, em torno de 25 mil milhões de dólares.
A posição de Trump não tem, no entanto, apoio total dos republicanos.
“Não acho que seria útil, então vamos tentar evitá-lo”, disse o senador republicano Ron Johnson, presidente do Comité de Segurança Interna do Senado, em “Face the Nation”, da CBS.
O Congresso deve aprovar um novo orçamento para o Governo até 30 de Setembro.