O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta-feira, 2, que concordou em debater com a sua adversária democrata, a vice-presidente Kamala Harris, na Fox News, a 4 de setembro. O anuncio surgiu na sua plataforma Truth Social.
"Concordei com a FoxNews em debater com Kamala Harris na quarta-feira, 4 de setembro", escreveu Trump na sua plataforma Truth Social.
O canal noticioso afirmou ter convidado Trump e Harris para participarem num debate na Pensilvânia, em setembro.
A campanha da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, rejeitou no sábado, 3, o anúncio de Donald Trump de que estava disposto a debater com ela na rede conservadora Fox News, depois de se ter recusado a participar num debate previamente marcado na ABC.
Um segundo debate Trump-Biden estava previsto para 10 de setembro na ABC.
"Donald Trump está a ficar assustado e a tentar sair do debate com o qual já concordou e a correr diretamente para a Fox News para o salvar", disse o diretor de comunicação da campanha, Michael Tyler, num comunicado. "Ele precisa de parar com os jogos e aparecer no debate com o qual já se comprometeu, a 10 de setembro".
A publicação de Trump surgiu horas depois de a vice-presidente ter garantido a nomeação do Partido Democrata para as eleições presidenciais de novembro.
A candidatura de Trump à Casa Branca sofreu uma reviravolta no mês passado, quando o Presidente Joe Biden, de 81 anos, confrontado com preocupações crescentes sobre a sua idade e com a diminuição dos números das sondagens, abandonou a sua candidatura à reeleição e apoiou Harris.
A sua decisão de abandonar a candidatura seguiu-se a um debate desastroso contra Trump, em junho, na CNN.
Esperava-se que fosse realizado como planeado, com Harris a substituir Biden, mas um porta-voz de Trump disse, na semana passada, que seria "inapropriado" marcar um debate antes de Harris ser formalmente a candidata democrata.
O candidato republicano, de 78 anos, já tinha dito anteriormente que não iria debater com Harris, que é quase duas décadas mais nova que Trump, afastando-se da tradição política.
No mês passado, a ex-promotora e ex-procuradora-geral da Califórnia desafiou Trump a debater com ela cara a cara.
"Bem, Donald, espero que reconsidere encontrar-se comigo no palco do debate, porque, como diz o ditado, se tem algo a dizer, diga-o na minha cara", disse Harris num comício de campanha em Atlanta.
No seu post, Trump disse que o debate terá lugar na Pensilvânia e será moderado por Bret Baier e Martha MacCallum, da FoxNews, perante uma plateia cheia.
A Fox News confirmou que o debate terá "espectadores" e seguirá regras semelhantes às do debate da CNN de 27 de junho entre Trump e Biden.
"Estou ansioso por conhecer e debater com Kamala Harris no dia 4 de setembro", disse Trump, acrescentando que a data era "conveniente e apropriada", uma vez que antecede o início da votação antecipada para as eleições presidenciais, a 6 de setembro.