Trio de cientistas baseados nos EUA vence Nobel de Química de 2023

  • VOA Português

Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov

A Real Academia Sueca de Ciências distinguiu Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov por terem feito pesquisas individuais que levaram à “descoberta e desenvolvimento de pontos quânticos, nanopartículas tão pequenas que o seu tamanho determina as suas propriedades”.

A academia diz que os esforços do trio resultaram na aplicação de pontos quânticos em produtos de consumo, como monitores de computador de tela grande, televisores e lâmpadas LED, bem como instrumentos médicos que os cirurgiões usam para remover tecidos tumorais e os bioquímicos para mapear tecidos biológicos.

Veja Também Três cientistas  partilham Prémio Nobel de Física de 2023

O francês Bawendi leciona no prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, perto de Boston. Brus, nascido na cidade de Cleveland, Ohio, no meio-oeste dos EUA, é professor na Universidade de Columbia. Ekimov nasceu na antiga União Soviética e agora trabalha para Nanocrystals Technology na cidade de Nova York.

Amanhã será anunciado o Prémio Nobel de Literatura. Sexta-feira será o mais esperado Nobel da Paz, e na segunda-feira o de Economia.

Veja Também Nobel de Medicina para cientistas que contribuíram para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19