O Tribunal Distrital Ocidental de Seul emitiu nesta terça-feira, 31, um mandado de prisão contra o Presidente sul-coreano Suk Yoon, impugnado recentemente e que enfrenta acusações de insurreição pela sua tentativa de impor a lei marcial no início do mês.
Esta é a primeira vez que um Presidente sul-coreano em exercício tem um mandado de prisão emitido.
Veja Também Parlamento sul-coreano destitui Presidente interino e ministro das Finanças assume o cargoAlém da impugnação, Yoon está a ser investigado por insurreição e abuso de poder por uma equipa conjunta do Governo.
Ele ignorou três convocatórias separadas para comparecer ao interrogatório como parte da investigação, o que levou o tribunal a emitir o mandado.
Veja Também Coreia do Sul: Presidente Yoon destituído por tentativa de lei marcialDepois de ser detido, as autoridades terão 48 horas para decidir se devem manter a prisão ou libertar o antigo Presidente.
Em comunicado, os advogados de Yoon consideraram o mandado “ilegal” e disseram que vão avançar com uma providência cautelar no Tribunal Constitucional para impedir a prisão.
Veja Também 179 mortos no pior acidente aéreo da Coreia do SulA equipa de defesa justificou a recusa em participar na investigação com o entendimento de que o julgamento da impugnação pelo Tribunal Constitucional deve ter prioridade sobre qualquer processo penal.