Tribunal de Cabo Delgado diz ter identificado autores de ataques em Mocímboa

Acusados em tribunal

Porta-voz do tribunal acredita que sentença deverá sair no início do ano

O Tribunal Judicial Provincial de Cabo Delgado, em Moçambique, assegurou nesta quarta-feira, 21, que já são conhecidos os autores dos ataques que sitiaram a vila de Mocímboa da Praia há um ano, entre o grupo de 189 acusados, em julgamento, por dirigir uma insurgência armada.

Zacarias Napatima, porta-voz daquele tribunal, disse à VOA, sem avançar nomes nem os mandantes, que já estão identificadas as pessoas, dos 114 réus até agora julgadas, que atiraram e mataram civis e policias a 5 de Outubro de 2017 na vila de Mocímboa da Praia.

“Ao nível do processo que está sendo julgado aqui na província de Cabo Delegado, já são conhecidos os envolvidos (nos ataques a Mocímboa)”, sublinhou Napatima, adiantando que a sentença do grupo poderá ser anunciada no inicio do próximo ano.

O tribunalinterrompeu esta semana o julgamento dos restantes acusados, a pedido do juiz, afiançando que a interrupção será compensada com as audiências previstas a decorrerem durante as férias judiciais, em Janeiro.

Desde o inicio do julgamento, a 3 de Outubro, foram realizadas quatro sessões e julgados 39 réus, dos 189 acusados de terem dirigido uma insurgência armada, que paralisou há um ano a vila de Mocímboa da Praia e depois se alastrou para mais distritos de Cabo Delegado.

Ao todo estão a ser julgados189 arguidos, incluindo 15 mulheres.

De entre estes, constam 29 tanzanianos e três somalis por, alegadamente, fazerem parte do grupo de insurgentes que, de acordo com a acusação, põe em causa o poder do Estado.

Segundo consta do processo acusatório, desde que iniciaram os ataques, os arguidos assassinaram um número indeterminado de civis e militares, roubaram 37 armas do tipo AK47 e mais de cinco mil munições nas instalações policiais, destruíram bens da população e atentaram contra o poder do Estado.

“Queremos voltar a apelar o publico a aguardar com serenidade a sentença, pois continuamos a envidar um grande esforço, no sentido de que em menos tempo este caso tenha um desfecho” sublinhou Zacarias Napatima.

Até agora são desconhecidas as causas e os rostos da insurgência que têm aterrorizado os distritos de sul de Cabo Delegado.