Foi um choque o que se assistiu ontem, dia 15 de Abril, em Paris, quando as chamas começaram a consumir o topo da catedral de Notre-Dame na capital francesa.
O incêndio, cujas causas não foram ainda apuradas, durou 15 horas até ser extinto, por cerca de mil bombeiros.
O aparatoso incêndio consumiu o pináculo da catedral, bem como boa parte do seu telhado. As relíquias religiosas como a Coroa de Espinhos e a Túnica de S. Luís foram salvas e levadas para o Hotel de Ville e as peças de arte foram levadas para o Museu do Louvre, para restauração.
No local, o Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que o pior tinha sido evitado e prometeu que a catedral do século XII será reconstruída.
No twitter, Emmanuel Macron regiu ao incêndio na emblemática catedral na rede social Twitter, escrevendo: "Notre-Dame de Paris consumida pelas chamas. Emoção de uma nação inteira. Pensada para todos os católicos e para todos os Franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite por ver a queimar uma parte de nós".
Your browser doesn’t support HTML5
Emmanuel Macron tinha previsto anunciar na segunda-feira ao país as medidas que seriam a resposta ao "Grande Debate", uma iniciativa lançada pelo Presidente francês para responder aos protestos dos "coletes amarelos".
O Vaticano exprimiu a sua "incredulidade" e "tristeza" enquanto o incêndio continuava a consumir a catedral Notre-Dame de Paris, "símbolo da cristandade, em França e no mundo".
A catedral que data do século XII e é também famosa por ser o cenário do romance clássico de Victor Hugo, o Corcunda de Notre-Dame, atrai milhões de turistas todos os anos.
O incêndio em fotos