“O fenómeno migratório numa perspectiva de mundo em circulação” é o título de uma obra a ser lançada na sexta-feira, 26, em Luanda, no Memorial António Agostinho Neto.
Teresa Silva, autora do livro, diz que a circulação é causa profunda da globalização e do crescimento de desigualdades, que se revelam, ao mesmo tempo, causa e efeito de profundas transformações.
Your browser doesn’t support HTML5
As problemáticas do racismo, segregação racial e a integração social constam da análise feita pela académica angolana Teresa Silva e Silva.
“Sabemos que na própria sociedade e globalidade do país temos vários sectores que devem intervir para que as politicas migratórias sejam implementadas”, explicou a também professora da faculdade de letras da Universidade Agostinho Neto e diretora do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME).
Ela apela à aprendizagem da língua para a melhor integração dos imigrantes porque “a proposta é de convivência pacifica e integração social, que para o nosso caso é com a aprendizagem da língua portuguesa”.
Teresa Silva aborda igualmente na sua obra a troca de informação linguística, de ideias, de opiniões e de sentimentos em relação à cultura, à religião, à literatura, que se perpetuam nas vivências individuais de cada um.