As autoridades São-tomenses afirmam que o índice de criminalidade disparou no país, nos últimos anos, com os crimes de violação e abuso sexual de menores a atingir cerca de 50 por cento.
“Este aumento está ligado as desigualdades socias, falta de emprego, consumo do álcool e de drogas como "liamba" muito consumida no país”, disse Carlos Tiny, da Associação Africana Norte e Sul Para o Desenvolvimento Sustentável.
Tiny lamenta a falta de segurança publica em quase todo os bairros do país.
Na luta contra a violência sexual, activistas como Jéssica Neves, da Associação SOS Mulher, lamentam a impunidade, que é facilitada por vários factores.
“Um deles (factores) é a vergonha e outro é o medo, porque a vitima é ameaçada”, disse Jéssica Neves confirmando que há também casos em que os familiares abdicam de processos criminais em troca de valores, “porque não acreditam que a justiça vai fazer alguma coisa”.
A Pobreza também não ajuda a combater este tipo de crimes, lamenta Jéssica das Neves, sublinhando que tem seguido o caso de um padrasto que engravidou a enteada de 12 anos e foi preso, mas a mãe ficou sem meios para alimentar a família.
"Por isso muitas preferem conviver com a situação sem denunciar", disse Jéssica Neves.
Acompanhe:
Your browser doesn’t support HTML5