Maria das Neves é a primeira cidadã são-tomense a manifestar a sua intenção de candidatar-se às eleições presidenciais previstas para Julho deste ano no país.
Em declarações esta quarta-feira aos jornalistas a vice-presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe confirmou a solicitação de apoio ao seu partido, o MLSTP-PSD, maior força política da oposição, bem como aos outros partidos políticos do país.
O analista político Gualter Vera Cruz considera que a candidatura de Maria das Neves é a que mais se identifica com o MLSTP-PSD, mas vai provocar divisão no partido se o actual Presidente da República Manuel Pinto da Costa recandidatar-se ao cargo, como tudo indica.
Se esta intenção se confirmar, a antiga Primeira-ministra do arquipélago será pela segunda vez candidata às eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe.
Há pouco mais de três meses das presidenciais São-tomenses as movimentações políticas apontam para pelo menos quatro candidatos na corrida ao palácio cor – de – rosa nas eleições do próximo mês de Julho.