O Chefe de Estado guineense e Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Umaro Sissoco Embalo, deslocou-se nesta segunda-feira, 24, a Moscovo e Kiev, onde vai reunir-se com os presidentes russo Vladimir Putin e ucraniano Volodymyr Zelenskyy.
A deslocação foi confirmada pelo Gabinete de Comunicação e Relações-Públicas da Presidência da República, que apenas indica que Embaló estará na região de 24 a 27.
Na sexta-feira, em conferência de imprensa juntamente com o seu homólogo de Cabo Verde, José Maria Neves, o Chefe de Estado guineense tinha avançado essa possibilidade e defendeu que “Vladimir Putin precisa de dialogar com o seu irmão Zelenskyy".
"É preciso falarmos de paz, porque o mundo está atormentado. Podemos partilhar a nossa experiência. Não é bonita a situação em que o mundo está", lamentou Umaro Sissoco Embaló.
O Presidente em exercício da União Africana e do Senegal, Macky Sall, também teve há meses com os dois presidentes a negociar a libertação de produtos para os países africanos.