O Sindicato dos Delegados da Polícia Federal do Paraná (SinDPF/PR,), no Brasil, pediu nesta quarta-feira, 1, a transferência do antigo Presidente Lula da Silva para uma unidade das Forças Armadas.
Na base deste pedido feito ao superintendente da corporação no Estado, Maurício Valeixo , está a segurança das pessoas que vivem nos arredores da sede da Polícia Federal (PF), onde Lula da Silva cumpre uma pena de 12 anos e um mês de prisão desde o passado sábado.
“Há comprovados riscos à população que reside no entorno do prédio da PF, aos policiais federais e demais integrantes do sistema de segurança pública que moram nas imediações da sede da Polícia Federal”, diz o comunicado do sindicato.
A nota acrescenta que “alguns invasores que já se instalaram com barracas e determinada estrutura estão promovendo acções no sentido de intimidar estas pessoas.
Moradores do local têm reclamado da presença dos manifestantes, que passam o dia em discursos e assistindo espectáculos que defendem o antigo presidente.
Segundo o SinDPF/PR, desde que o petista foi levado à Superintendência, tem havido "invasão" da região próxima ao prédio por "centenas de pessoas ligadas a movimentos sociais e outras facções, por questões de segurança, foi determinado o bloqueio de acessos e demais medidas assecuratórias, causando graves inconvenientes e atrasos nos atendimentos e cações policiais".
O sindicato acrescenta que "a medida mais acertada seria a transferência imediata do ex-presidente para uma unidade das Forças Armadas, que possua efetivo e estrutura à altura dos riscos envolvidos".