O presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola, Adriano Manuel, diz estar a sofrer intimidações e perseguições por ter denunciado mortes devido às más condições nos hospitais.
Em entrevista à VOA, o sindicalista afirma ter sido notificado para responder a um processo disciplinar que pode culminar com a sua despromoção, em virtude de ser médico no estabelecimento.
Veja Também Angola Fala Só - A vinda de médicos cubanos “é um negócio”Adriano Manuel acrescenta que a direção do Hospital Pediátrico David Bernardino entende que a denúncia que fez enquanto sindicalista constitui uma quebra de sigilo profissional e, por isso, deve ser responsabilizado.
Ele esclarece não estar preocupado com a referida despromoção, mas lamenta o fato de ver por todo país crianças a morrerem devido às más condições nos hospitais.
“Realmente continuam as mortos e vamos confiar na justiça angolana”, reitera.
A VOA tentou contatar a direção do Hospital Pediátrico, David Bernardino, mas sem sucesso, entretanto, em declarações aos órgãos públicos, o diretor Francisco Nunes confirmou o processo, mas negou qualquer perseguição ao sindicalista.