Senado americano aprova maior pacote de resgate económico da era moderna

  • VOA Português

Congresso americano

Nos Estados Unidos, senadores dos partidos Republicano e Democrata e a Casa Branca chegaram na madrugada desta quarta-feira, 25, a um acordo sobre um plano federal de dois trilhões de dólares para aliviar as consequências da pandemia do coronavírus na economia do país.

“O pacote deverá auxiliar trabalhadores, empresas e o sistema de saúde”,afirmou o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, antes de citar um "nível de investimentos de tempos de guerra".

Veja Também Trump ordena controlo de preços de produtos de primeira necessidade

A legislação, que deve merecer a aprovação das duas câmaras do Congresso antes de ir para a assinatura do Presidente Donald Trump, poderá ser o mais amplo da história moderna americana.

"O maior pacote de resgate na história norte-americana", afirmou o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, que o comparou ao "Plano Marshall" para hospitais e necessidades médicas.

A legislação prevê remuneração direta à maioria dos americanos, ampliação de benefícios de seguro-desemprego, dinheiro para Estados e um programa para pequenas empresas poderem remunerar funcionários que precisam ficar em casa para conter o contágio do coronavírus no país.

Ontem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu que vê uma "aceleração muito grande" em número de casos de coronavírus nos Estados Unidos, o que representa potencial para o país se tornar o novo epicentro da epidemia.

Até o início da tarde desta quarta-feira, 25, o pais tinha mais de 61 mil casos mil casos e 849 mortos.