A Semana de África, a realizar-se de 12 a 16 de Outubro, em Nova Iorque, vai analisar o desenvolvimento, a transparência, a corrupção e os conflitos no continente.
A informação foi avançada à VOA por Mageed Abdelaziz, conselheiro especial para África do Secretário Geral das Nações Unidas.
Your browser doesn’t support HTML5
Falando à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, Mageed Abdelaziz disse que o objectivo da Semana Africana é ajudar os membros da Assembleia Geral das Nações Unidas a compreenderem melhor as questões africanas.
Por outro lado, será uma oportunidade para promover as relações entre a União Africana, doadores e sector privado, numa altura em que se prepara a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, que visam a erradicação da pobreza absoluta.
Abdelzeez afirma que, de forma franca e aberta, a União Africa e os membros da Assembleia Geral irão discutir a corrupção, a transparência, a paz e a segurança, aspectos que se não forem resolvidos poderão hipotecar todas as ideias de desenvolvimento.
Mageed Abdelaziz afirma ainda que os participantes na Semana Africana irão levantar questões como Boko Haram, Al Shabab, M23, terrorismo, tráfico de seres humanos, "porque nenhum investidor irá meter os seus pés em África se não tiver certeza de segurança."