A Acção Democrática Independente(ADI) ganhou as eleições gerais, autárquicas e regional em São Tomé e Príncipe realizadas ontem, 12.
Your browser doesn’t support HTML5
A ADI conquistou 35 deputados num universo de 55, o MLSTP/PSD conquistou 16, o PDC ficou com 5 e UDD elegeu pela primeira vez um parlamentar.
O próximo primeiro-ministro Patrice Trovoada assumiu a vitória e disse que o partido está preparado para assumir o poder “num clima de estabilidade política e institucional”.
Antes da Comissão Eleitoral Nacional divulgar os resultados provisórios das eleições, o presidente do MLSTP/PSD, Jorge Amado, a segunda força mais votada, reconheceu a vitória da ADI.
Nas ruas da cidade de São Tomé e arredores milhares de pessoas festejaram hoje o regresso da ADI e de Patrice Trovoada ao poder.
Desta vez a Acção Democrática Independente vai assumir a governação do país com maioria absoluta de deputados na Assembleia Nacional.
Quanto às eleições autárquicas, a ADI conservou as câmaras municipais de Água Grande e Mé-Zóchi e ganhou as de Canta–Galo e Lembá e divide a autarquias de Lobate com o MLSTP(PSD.
A câmara de Caué, vai permanecer nas mãos do MLSTP.
Na Região Autónoma do Príncipe saiu vencedor o partido do To Zé do Cassandra, a União Nacional para o Progresso do Príncipe.