A ministra cabo-verdiana da Juventude, Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos Janira Almada está em São Tomé e Príncipe em visita oficial de quatro dias. Amanhã, os dois governos assinam um acordo que vai permitir jovens são-tomenses a terem acesso a formação na área de energias renováveis no arquipélago.
Your browser doesn’t support HTML5
A intervenção de Cabo Verde no domínio do emprego e protecção social em São Tomé e Príncipe começou em Abril passado, com a modernização do sistema de segurança social, através da digitalização dos serviços do Instituto Nacional de Segurança Social, no quadro de uma parceria com a empresa cabo-verdiana NOSI.
Esta visita de Janira Almada à São Tomé e Príncipe tem como ponto alto a assinatura de um protocolo de cooperação nas áreas de qualificação profissional, empreendedorismo, inspecção-geral de trabalho e regime não contributivo da protecção social.
A aposta no reforço da cooperação com São Tomé e Príncipe no domínio do emprego e protecção social também encontra justificação na expressiva comunidade cabo-verdiana radicada no arquipélago são-tomense.
Em tempo de pré-campanha eleitoral em Cabo Verde, o programa de visita da governante, que é líder do PAICV, no poder, contempla igualmente vários encontros com a comunidade cabo-verdiana.