Os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) decidiram o envio imediato de uma equipa técnica a Moçambique, como parte da preparação da resposta à insurgência em Cabo Delgado.
Your browser doesn’t support HTML5
SADC compromete-se na pacificação de Moçambique
Moçambique confirmou que esta equipa vai chegar no dia 15 deste mês para fazer o levantamento das necessidades da intervenção da SADC.
“Os ataques hediondos não podem continuar sem uma resposta regional proporcional”, lê-se num comunicado de líderes da SADC, divulgado após a dupla troika em Maputo.
Veja Também Doze pessoas, provavelmente estrangeiras, decapitadas em Palma – revela a políciaAlém de condenar os ataques e reafirmar “o compromisso contínuo da SADC em contribuir para os esforços para trazer a paz e segurança duradouras”, os líderes expressaram “total solidariedade” com os moçambicanos.
A dupla troika da SADC decidiu igualmente a realização de duas reuniões extraordinárias sobre o assunto, no final do mês.
Your browser doesn’t support HTML5
PMA clama por ajuda em Cabo Delgado
Presentes no encontro, além do anfitrião Filipe Nyusi, os Presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa; do Zimbabwe, Emmerson Dambudzo Mnangagwa; do Botswana, Dr. Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi; e do Malawi, Dr. Lazarus McCarthy Chakwera.