Revisitar Chernobyl Depois de 28 Anos

Iroq

A entrada de uma zona restricta em Chernobyl, na qual, do lado da Ucrânia, ninguém está autorizado a viver num raio de pelo menos 30 quilómetros, em relação ao reactor nuclear destruído, Chernobyl, Ucrânia, Março 19, 2014. (Arash Arabasadi/VOA)

Um monumento em homenagem às cidades e vilas evacuadas permanentemente dentro da zona de exclusão, Chernobyl, Ucrânia, Março 19, 2014. (Steve Herman/VOA)

A natureza tomou o lugar da maior parte das vilas dentro das zonas de exclusão, em Pripyat, Ucrânia, Março 19, 2014. (Steve Herman/VOA)

Ivan Semenuk, 78, voltou ilegalmente à sua casa numa vila junto à zona de exclusão, Paryshiv, Ucrânia, Março 19, 2014. (Steve Herman/VOA)

Uma leitura de radiação muito alta e anormal de cerca de 172 micro-sieverts por hora, sobre alguma vegetação do parque de diversões de Pripyat junto à fábrica de Energia Nuclear de Chernobyl, Ucrânia, Março 19, 2014. (Steve Herman/VOA)

A roda gigante do parque de diversões de Pripyat, agora um símbolo icónico para a geração mais nova nascida depois do acidente de Chernobyl, graças à sua inclusão no video jogo: Call of Duty 4: Modern Warfare, em Pripyat, junto à fábrica de Energia Nuclear de Chernobyl, Ucrânia, Março 19, 2014.

Uma lojista usa um ábaco num dos poucos estabelecimentos comerciais dentro da zona de exclusão, Chernobyl, Ucrânia, Março 19, 2014. (Steve Herman/VOA)

Um monumento em honra aos 32 bombeiros que morrerão a tentar combater o fogo causado pela explosão do Reactor No. 4, Chernobyl, Ucrânia, Março 19, 2014. (Steve Herman/VOA)

Um equipamento de controlo remoto usado em Chernobyl depois da explosão do reactor. Boa parte do reactor deixou de funcionar devido aos altos níveis de radioactividade que tornarão os circuitos inoperáveis, Chernobyl, Ucrânia, Março 19, 2014. (Steve Herman/VOA).

O motorista Igor Bordnarch, visitante frequente do local do reactor de Chernobyl, verifica a radiação a apenas 240 metros do reactor destruído, fábrica de Energia Nuclear de Chernobyl, Ucrânia, Março 19, 2014. (Steve Herman/VOA)

Os correspondentes da VOA Arash Arabasadi e Steve Herman (segurando um monitor de radiação) em frente do antigo sarcófago que cobre o Reactor No. 4 de Chernobyl Reactor No. 4, Fábrica de Energia Nuclear de Chernobyl, Ucrânia, Março 19, 2014. (unknown photographer/VOA)

Para sair da zona de exclusão, toda a gente deve passar pela verificação dos níveis de radiação através de uma dispositivo automatizado. Na foto o correspondente da VOA Steve Herman faz a sua verificação, Chernobyl, Ucrânia, Março 19, 2014. (Steve Herman/VOA)