Refugiados angolanos na Namíbia exigem enquadramento social em Angola

Angola Luanda

A dificuldade maior é a falta de documentos e a equivalência dos diplomas em Angola.
Os mais de sete mil refugiados angolanos vindos da Namíbia em 2012 reclamam pelo enquadramento social em Angola.

Your browser doesn’t support HTML5

Refugiados angolanos na Namíbia pedem enquadramento - 1:16


O coordenador dos refugiados nas fronteira do Cunene, Namacundi e Santa Clara disse que até ao momento não houve qualquer cumprimento das promessas do executivo em relação à inserção dos mesmos no sistema de ensino, emprego e assistência

Segundo Maonsu Pedro, depois de debatida a integração social, nada mais foi cumprido para a colocação dos mesmos, conforme as promessas do ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua.

Continuamos à espera que o governo angolano, concretamente o Ministério da Reinserção Social possa nos reenquadrar, porque nos encontramos soltos e dispersos”, disse.

Pedro avança ainda que a maior dificuldade que encontram é a falta de documentos e a equivalência dos diplomas em Angola, e pede ao executivo que olhe para as suas dificuldades.

O governo deve perceber que somos angolanos, voltamos para a nossa terra e nos sentimos felizes, mas a nossa felicidade depende muito da segurança social e a nossa segurança social depende dos nossos empregos que não temos”, acrescentou.

A decisão foi tomada entre Angola, Namíbia e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.